Notícias


20 de março de 2023

Impostos: O que o consumidor ganha com a reforma tributária?

 

Ministério da Fazenda tem uma missão no terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: aprovar no Congresso a reforma tributária.

Existem alguns projetos tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, e um grupo de trabalho vem desenhando uma proposta híbrida dos textos já existentes.

Vai pesar no bolso?

Embora reforma tributária remeta a ideia de um aumento de impostos, a ideia do governo é manter a mesma carga tributária. Ou seja, os consumidores evem sentir o mínimo de impacto possível no bolso.

A diferença, na verdade, será na forma de tributação de impostos. Hoje, existem cinco impostos principais: os federais PIS, Cofins e IPI; o estadual ICMS; e o municipal ISS. A ideia é substituir todos por um único Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que será destinado às empresas.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a reforma traz mais transparência para o sistema tributário.

As atuais regras do sistema tributário fazem com que parte dos tributos se acumulem ao longo da cadeia de produção e sejam incorporados ao preço dos bens e serviços, além do tributo já previsto em lei.

“Essa situação faz com que 7% do preço de um produto industrial seja formado apenas por essa incidência cumulativa de tributos”, aponta a CNI.

Ou seja, a cobrança de um único imposto pode baratear o preço de produtos e serviços no médio prazo. Em um curto prazo, no entanto, pode ser que alguns itens e serviços subsidiados sofram uma alta.

Além disso, o governo pode criar um segundo imposto que será usado para desestimular o consumo em alguns setores, como o de cigarros e bebidas alcoólicas.

Cashback da reforma tributária

O grupo de trabalho da reforma tributária também deve definir uma forma de retornar para o contribuinte os impostos gastos com saúde, educação e alimentação; seria uma espécie de cashback.

A novidade já tinha sido comentada pelo coordenador do grupo de trabalho da reforma tributária na Câmara, Reginaldo Lopes à Folha de S. Paulo.

“Há várias formas de fazer algum tratamento diferenciado e favorecido a alguns setores ou pessoas, como alíquota única com cashback para os mais pobres. Pode ter cashback na saúde, cashback na educação, cashback na cesta básica”, afirmou.

A ideia do grupo é que a devolução aconteça na hora da compra, mas os detalhes técnicos ainda precisam ser definidos.

O secretário extraordinário da reforma tributária, Bernard Appy, destacou que os termos e detalhes desse ressarcimento, que está sendo chamado de “cashback do povo”, podem ser definidos por meio de uma lei complementar.

Segundo Appy, a reforma pode adotar modelos já usados em alguns Estados, como o Nota Paulista, em São Paulo. Neste caso, o consumidor informa o CPF na hora da compra e recebe de volta os valores dos tributos de alguns produtos e serviços.

Ele também afirma que é possível aproveitar o CadÚnico e os cartões para de benefícios sociais para definir o público alvo.

Imposto sobre a renda

O Ministério da Fazenda também planeja promover uma reforma tributária sobre a renda. No entanto, a proposta será estudada após a aprovação da reforma sobre consumo. O plano era discutir isso a partir do segundo semestre, mas a primeira reforma só deve ser aprovada em outubro.

Já se sabe que o plano do atual governo é ampliar a faixa de isenção do Imposto de Renda – para quem recebe até cinco salários mínimos – e ainda tributar lucros e dividendos.

 

Fonte: Money Times

Aniversariantes do mês


junho 2023

  • 01 IZOUDA FERREIRA RIBEIRO
  • 02 ERNEIDE GOMES BARBOSA
  • 03 ALBANIZA FERREIRA DO VALE SOUZA
  • 03 MARIA DA CONCEIÇÃO GOMES
  • 04 LUCY PINHEIRO CAVALCANTI
  • 05 WALTER CORREIA DE AQUINO NETO
  • 05 RITA NUNES DE ANDRADE
  • 05 JOSE FLAVIO MEIRA DE SOUZA
  • 05 MARIA EULALIA DE ARAUJO REVOREDO
  • 06 SONIA MARIA FREIRE FERNANDES
  • 06 CLEOMINES PEREIRA DO NASCIMENTO
  • 07 EPITACIO FERNANDES DE OLIVEIRA
  • 07 JOSIVAN GOMES DE LIMA
  • 07 JOSE NILVAN ALMEIDA ARAUJO
  • 08 JOSE RUBENS ARAUJO LIMA
  • 08 CARMINDA MEDEIROS GALVAO
  • 08 ROBERTO RIVELINO LEITE DAMASCENO
  • 09 BENOMY SOUZA DE CARVALHO
  • 10 NILDA DE OLIVEIRA PEREIRA
  • 12 ANTONIO DIAS DE LIMA
  • 12 SIMONE DE QUEIROZ NEGREIROS GERMANO
  • 13 JOSIBERGH MAGNO FERREIRA AMORIM
  • 13 ANTONIO MARCIO CORREIA LIMA VILAR
  • 13 ANTONIA EDNA SILVEIRA PRAXEDES
  • 13 VINICIUS ANTONIO PAIVA DA SILVA
  • 13 EXPEDITA PEREIRA DOS SANTOS
  • 13 MARIA DAS NEVES SOARES DE MOURA
  • 14 CARLOS EDUARDO XAVIER
  • 14 FRANCISCA DAS CHAGAS ANDRADE
  • 14 JOSE OZAIR PINTO
  • 14 JOÃO FLAVIO DOS SANTOS MEDEIROS
  • 15 DULCINEIA PASSOS SALES DE MACEDO
  • 15 IRACI DE SOUZA
  • 15 ANTENOR PEREIRA DA SILVA JUNIOR
  • 16 AURELIANO CELESTINO DE SOUZA
  • 16 DVOMAR FERNANDES MARANHAO
  • 16 ANTONIA NEUMA DE SOUZA FERNANDES
  • 17 MANOEL DE CASTRO DIAS NETO
  • 18 IRAN PONTUAL DE MOURA
  • 18 JOSELI BATISTA DE LIMA
  • 18 ROBERIO GOMES ZUMBA
  • 19 NILTON LEITE DA FONSECA FILHO
  • 19 TEREZINHA DANTAS DE ARAUJO
  • 19 SANDRO RODRIGUES
  • 19 GENILDE LIMA SANTOS
  • 20 PEDRO REGIS DA COSTA
  • 21 BEATRIZ CRISANTO DAS NEVES
  • 21 MARIA DE LOURDES MEDEIROS DE ALBUQUERQUE BARRETO
  • 22 MARIA REGINA PIMENTEL DE SOUZA
  • 22 JOAO MARCOS OLIVEIRA
  • 22 MARIA NEVES
  • 22 FRANCISCA LUCAS ALVES BEZERRA
  • 23 MARCIA MACHADO MATOSO
  • 23 JOSE PAULO FELICIANO DOS SANTOS
  • 24 ALVAMAR FERREIRA DE LIMA
  • 24 SEVERINO MARTIR BATISTA
  • 25 JOAO BATISTA DE MEDEIROS
  • 25 LARISSA GOMES PAIVA AZEVEDO
  • 25 MARIA DE FATIMA QUINDERE ALBUQUERQUE
  • 25 PEDRO LOPES DE ARAUJO NETO
  • 26 DALVANICE DE SOUZA MOREIRA
  • 26 MARIA NEUMA DE SOUZA MARTINS
  • 27 JULIO CESAR ALVES FERNANDES
  • 27 GILVAN JOSE DE SOUZA
  • 28 NATANAEL CANDIDO FILHO
  • 29 PEDRO DE MEDEIROS DANTAS JUNIOR
  • 30 PAULO ROBERTO SPIEGEL JUSTA
  • 30 JANETE MARQUES DE CARVALHO

instagram