NOTÍCIAS
19/01/2011 03:00
VENDAS DE CARROS IMPORTADOS DISPARAM NO RN
A venda de veículos importados disparou no Rio Grande do Norte em 2010 e, este ano, deve engatar mais uma vez curva de crescimento, de acordo com estimativas de concessionárias em operação no estado. No ano passado, o crescimento registrado pelo setor superou os 100%, alavancado por uma combinação que incluiu lançamentos, investimentos em mídia e dólar baixo. A expectativa é que, segundo as empresas, o tripé continue servindo de combustível para os resultados. Concessionárias também cresceram com mais ações de marketing e propaganda “boca a boca” Com preços que podem superar os R$ 400 mil, o varejo de veículos importados também pega carona na chamada propaganda boca a boca para vender mais. “Vendemos muito por indicação. As pessoas de grande poder aquisitivo tem uma rede de relacionamento social muito forte”, diz o gerente geral da PG Prime, que comercializa marcas como Land Rover, Audi e Volvo em Natal, Divaldo Santiago. No ano passado, a concessionária registrou um crescimento de 105% em relação a 2009, nas vendas de Land Rover, marca que é carro chefe da companhia. “A evolução foi muito além da esperada”, observa o executivo. Para se ter ideia do movimento alcançado, a projeção feita junto à fábrica era de vender 145 veículos, mas no fechamento do ano o número alcançou 188. Em 2009, o total atingido para a marca ficou em 92. “O dólar baixo contribuiu bastante para o crescimento porque ajudou a segurar os preços”, frisa Santiago. “Logicamente houve produto com mudança na motorização que sofreu reajuste, mas foi muito abaixo da inflação anual”, continua ele. Para 2011, a meta é manter a curva de crescimento. A expectativa é vender 500 carros no ano – considerando as três marcas comercializadas - dos quis 300 com a marca Lan Rover. Em 2010, o volume total comercializado das três marcas foi de 300 veículos. O otimismo é motivado pelo dólar e pelo trabalho de divulgação para tornar o produto mais conhecido. Dentro desse esforço, também estão sendo feitas investidas em redes de relacionamento como Twitter e Facebook. Investimentos em marketing também estimularam as vendas da Kia Motors do Brasil, segundo o diretor da concessionária da marca no Rio Grande do Norte, Arnon César. Mas não foi o único motivo. O lançamento de novos produtos e a abertura de uma filial em Mossoró também teria ajudado a catapultar os resultados. A estabilidade do cenário econômico, diz ele, também contribuiu. O resultado do cenário favorável foi que os números da companhia saltaram de 352 unidades comercializadas no estado em 2009, para 871 unidades em 2010. Com o crescimento, a participação no mercado passou de 1,44% para 2,64%. O câmbio, observa César, tem favorecido o setor de importados, “que paga um elevado custo com impostos relativos à importação”. “Mas acredito que o câmbio tem influenciado principalmente pela sua estabilidade do que pela sua cotação, uma vez que podemos planejar melhor investimentos e ações”, analisa. Fonte: Tribuna do Norte