NOTÍCIAS
13/09/2024 11:00
Sofia: a nova assistente virtual do NIF Caraú

Com a assistente virtual Sofia, motoristas e transportadores ganham mais autonomia e rapidez no atendimento do NIF Caraú, acompanhando o status de cargas e pendências fiscais pelo Telegram.
A nova atendente Sofia, já está em operação no Posto Fiscal Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF Caraú), proporcionando facilidades para motoristas e transportadores. Desenvolvida pela SEFAZ RN, Sofia foi planejada para reduzir a burocracia e o tempo gasto em atendimentos presenciais, suprindo a alta demanda e sobrecarga do atendimento tradicional.
Segundo George Thó, da equipe de desenvolvimento da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (COTIN), a ferramenta digitaliza e agiliza o processo de fiscalização, evitando filas e atrasos. "Antes, motoristas e transportadores precisavam buscar atendimento físico para verificar a situação de suas cargas e pendências fiscais, o que gerava filas e atrasos. Com a Sofia, esse processo é digitalizado e muito mais ágil", afirma Thó.
Com Sofia, os transportadores podem acompanhar em tempo real o status de suas cargas, gerar guias de pagamento e receber atualizações automáticas, via Telegram, sem precisar de atendimento presencial. Isso também permite aos proprietários das mercadorias gerar relatórios em PDF e QR codes para facilitar o pagamento de tributos. A atualização sobre quitação de débitos e status da carga é imediata, otimizando todo o processo.
Acesso e conectividade
O acesso à Sofia é simples: basta escanear o QR code no posto fiscal ou online para ser redirecionado ao contato no Telegram. Para quem ainda não usa o aplicativo, há um guia disponível no sistema, com instruções desde o download até a criação da conta. Além disso, a SEFAZ RN disponibiliza wi-fi gratuito no posto fiscal, permitindo login com CPF e placa do veículo, facilitando o acesso em uma área com sinal de internet instável.
Benefícios e desafios iniciais
Os benefícios proporcionados por Sofia vão além da simples redução no tempo de espera. A assistente virtual traz mais eficiência ao permitir o acompanhamento das cargas e emissão de documentos de forma digital, melhorando a logística nos postos fiscais e liberando as cargas mais rapidamente, otimizando o dia a dia dos transportadores.
Algumas limitações nos modelos de celulares mais antigos, como falta de memória ou problemas com a câmera, geraram desafios para a adesão do sistema pelo público, como explicou Alessandre Nunes, Subcoordenador do NIF Caraú. De acordo com ele, parte dos motoristas apresentaram estas dificuldades, além de preocupações quanto à segurança dos dados pessoais. A segurança dos dados dos usuários é garantida, já que a plataforma está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018), assim como a conexão via Wi-Fi. Apesar dos desafios iniciais, o feedback dos transportadores que utilizam o sistema tem sido muito positivo e a equipe continua trabalhando para expandir as funcionalidades de Sofia e melhorar a experiência do usuário.
Planos para o futuro
A SEFAZ RN está planejando novas funcionalidades para Sofia. Um dos projetos em estudo é a inclusão de Sofia em outras plataformas de comunicação, como o WhatsApp, considerando que esse aplicativo é amplamente utilizado pelo público-alvo, além de novas funções, como a regularização antecipada de mercadorias e a inclusão de lotes. Outro projeto em desenvolvimento é a implementação de inteligência artificial generativa para criar bots que realizem consultas e abram processos fiscais virtuais. Esses bots poderão ser integrados a outros serviços da SEFAZ, como o portal da Unidade Virtual de Tributação, trazendo uma linguagem cada vez mais natural e eficiente para a interação com os contribuintes.
Fonte: Assecom SEFAZ