A Secretaria da Fazenda avança na implementação da Loteria do Estado do RN (LOTERN), iniciativa que tem como objetivo regular e fiscalizar as atividades relacionadas à exploração do serviço público de loteria em todo o território potiguar.
Regulamentada em junho deste ano, a LOTERN segue agora para a etapa de início das operações. O próximo passo será o lançamento de dois editais: o primeiro, destinado ao credenciamento dos Laboratórios de Teste e Certificação, que garantirão que os jogos oferecidos cumpram as normas internacionais de segurança e integridade; e o segundo, previsto ainda para este ano, voltado ao credenciamento das empresas provedoras de Serviços de Meios de Pagamento, responsáveis por oferecer soluções financeiras e atuar em parceria com os operadores lotéricos.
Com a criação da LOTERN, o Governo do Estado reforça o compromisso com a legalidade, transparência e segurança no setor de jogos. A regulamentação da atividade permitirá combater práticas ilegais, proteger os consumidores e assegurar que o entretenimento ocorra dentro de padrões éticos, responsáveis e alinhados à preservação da saúde mental e financeira dos apostadores.
O conceito de jogo responsável está no centro das ações da LOTERN. Ele envolve a adoção de práticas seguras, conscientes e controladas, que previnam o vício e promovam o jogo como uma forma de lazer equilibrada e sustentável.
A iniciativa estimula a colaboração entre operadores, reguladores e apostadores, fortalecendo políticas de prevenção, suporte e conscientização e consolidando o compromisso do Estado com a responsabilidade social.
Fonte: Assecom - Sefaz-RN