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13/01/2011 03:00

ESTADO NECESSITA CAPACITAR E RENOVAR QUADRO DE SERVIDORES

Um dado chamou a atenção nessa quarta-feira (12) na Procuradoria Geral do Estado. Segundo o procurador geral, Miguel Josino, o órgão conta com 40 servidores e quase o dobro cerca de 70 são terceirizados desempenham funções de servidor público. Para dar conta da demanda de serviços, a equipe de Miguel Josino faz o que pode: entra pela noite, trabalha nos feriados (foi assim no dia de Reis) e leva serviço para casa. Isso quando tudo dá certo. E quando consegue cumprir sua obrigação. Miguel Josino me dizia ontem que a PGE precisa de um concurso público urgentemente para renovar seus quadros. E cuidar das miudezas, como ele me dizia também, que provocam grandes prejuízos ao Estado do Rio Grande do Norte. Ele citou o caso do repasse de recursos para escolas num montante de 60 milhões de reais. Esse dinheiro não chegou ao destino final porque muitas escolas não têm escritura. As lacunas e a falta de capacitação no serviço público estadual não são problema apenas da Procuradoria Geral do Estado. Este é um problema de toda a máquina do governo. Basta dar uma olhada em qualquer secretaria, órgão público da administração direta e indireta, delegacias, hospitais e escolas. O Estado do Rio Grande do Norte não se renovou. Seus principais técnicos foram formados na década de 60/70. Já se vão aí uns 40 a 50 anos. Muitos deles estão aposentados ou em processo de aposentadoria. Entra governo e sai governo, o Estado é tocado por um exército de cargos comissionados a serviço do governante de plantão - geralmente para atender compromissos políticos. E tirando as boas exceções - e diga-se de passagem, são muitas - o que prevalece no serviço público estadual é a desmotivação, a falta de preparo e o atendimento de péssima qualidade. Mas registramos alguns avanços. Sinais, eu diria. A UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - disponibiliza um curso de gestão pública há alguns anos (não sei se tem o dedo do governo aí). E o próprio governo criou uma escola para capacitar servidores (não sei se funciona e atende suas expectativas). São sinais de que podemos melhorar na formação e qualificação dos servidores estaduais. Quem ganha com isso é o cidadão norte-rio-grandense que paga o imposto e espera receber um serviço público de qualidade. Na média, esse serviço está aquém das expectativas de qualquer um. A contratação de servidores depende das condições orçamentárias dos governos e de seus limites fiscais. Mas urge uma ação da governadora Rosalba Ciarlini para encaminhar essa questão e criar as bases para modernização do quadro de servidores da administração pública estadual. E além da modernização é preciso criar uma política em que prevaleça o mérito do servidor. Quem trabalhar mais e melhor ganha mais. Essa política de premiar pelo mérito já existe em estados como São Paulo e Minas Gerais. Premiar pelo mérito pode ser uma forma de motivar o servidor para que ele preste um serviço público de qualidade. O cidadão vai ficar feliz da vida. Fonte: Nominuto.com

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