NOTÍCIAS
14/04/2026 11:24
Aumenta para 32,4% o peso dos impostos sobre brasileiros
Alta foi puxada por Imposto de Renda e contribuições previdenciárias, enquanto estados registraram recuo relativo na arrecadação
Segundo o jornal Correio Braziliense, a carga tributária no Brasil atingiu 32,4% do PIB em 2025, o maior nível desde 2010, impulsionada principalmente pelo aumento na arrecadação do Imposto de Renda e das contribuições previdenciárias. Em valores absolutos, a arrecadação chegou a R$ 4,2 trilhões, com crescimento relevante também ligado a medidas como a reoneração da folha de pagamentos e a ampliação de tributos como o IOF.
Apesar da alta, o índice brasileiro ainda permanece abaixo da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, mas especialistas apontam que o retorno em serviços públicos não acompanha o nível de arrecadação. Economistas destacam que o aumento ocorre em um cenário de déficit fiscal e dívida pública elevada, indicando que o ajuste das contas tem sido feito prioritariamente pelo lado das receitas, e não pela redução de gastos.
Além disso, há críticas à estrutura tributária, considerada concentrada no consumo e com impacto negativo no ambiente de negócios. A expectativa é que a reforma tributária simplifique o sistema, mas não necessariamente reduza a carga, mantendo o debate sobre o equilíbrio entre arrecadação e qualidade dos serviços públicos.
Fonte: Correio Braziliense
Leia mais aqui