NOTÍCIAS
25/08/2026 11:49
89ª Reunião do Gefin: Gestores estaduais e parceiros debatem efeitos para os estados da reforma tributária e outros temas de interesse federativo
Encontro em Brasília também debateu sustentabilidade fiscal, inovação, inteligência artificial e novas alternativas para a gestão financeira dos Estados
O Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (Gefin) realizou, nos dias 20 e 21 de agosto, em Brasília, as plenárias da sua 89ª Reunião Ordinária. Sediado no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o encontro reuniu gestores das administrações financeiras estaduais, especialistas e representantes de instituições nacionais e internacionais para discutir temas que devem marcar a agenda fiscal e financeira dos estados nos próximos anos.
A programação foi iniciada no dia 19, com reuniões dos Grupos de Trabalho de Contabilidade, Sustentabilidade Fiscal, Dívida Pública e Operações de Crédito, Reforma Tributária e Tesouraria.
Além da troca de experiências, as reuniões do Gefin contribuem para o debate federativo e para a consolidação de temas que também são discutidos no âmbito do Comsefaz. A programação da 89ª reunião incluiu, inclusive, a deliberação de assuntos a serem encaminhados ao Comitê.
A abertura da reunião contou com a participação do secretário de Economia do Distrito Federal, Valdivino José de Oliveira; do diretor institucional do Comsefaz, André Horta; do auditor fiscal da Sefaz-BA e vice-presidente do Gefin, Augusto Monteiro, e da presidente do Gefin, Célia Carvalho, além do chefe da Assessoria Especial para Assuntos de Gestão Fiscal do DF, Luiz Barreto.
Reforma Tributária foi o debate central
Um dos principais temas da reunião foi a preparação dos estados para a implementação da reforma tributária sobre o consumo e do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
Leia mais aqui
Fonte: Comsefaz