Notícias


11 de setembro de 2023

Em reunião, ministros rejeitam reforma administrativa que tramita no Congresso

 

Texto é um dos que vem sendo defendidos pelo presidente da Câmara, Arthur Lira

 

Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Gestão, Esther Dweck, decidiram, na tarde desta terça-feira (5), rejeitar qualquer apoio à reforma administrativa que tramita no Congresso Nacional, a PEC 32.

Também participaram da reunião e avalizaram a decisão secretários da Casa Civil e da Secretaria de Relações Institucionais. A informação foi confirmada à CNN pelo Ministério da Gestão.

O texto é um dos que vem sendo defendidos pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e foi aprovado na comissão especial em setembro de 2021, tendo como relator um dos seus principais aliados na Casa, o deputado federal Arthur Maia (União Brasil-BA).

Está pronta para ir ao plenário, mas os ministros avaliaram que ela não entrega o que promete, segundo fontes com quem a CNN conversou. Nesse sentido, em vez de, na visão dos ministros, garantir corte de custos, ela tem um efeito de desvalorização e perseguição do funcionalismo público. A leitura no encontro foi o de que o impacto da PEC é o contrário do que o governo defende.

A PEC 32, dentre outros pontos, prevê a possibilidade de cooperação do setor privado nas contratações de servidores públicos e aumentou para 10 anos o tempo máximo de duração dos contratos temporários.

O texto também trouxe a possibilidade de corte de jornada e salário em até 25%. Tal atitude só poderá ser adotada “em cenário de crise fiscal, como alternativa em relação à adoção de outra mais drástica, como o desligamento de servidores efetivos”.

A PEC também prevê novas regras apenas para servidores que ainda serão contratados, os atuais seguem com os mesmos direitos. Ainda de acordo com o texto, os futuros servidores poderão ser demitidos em caso de “desempenho insatisfatório”, que será medido por meio de avaliações.

Outros benefícios, como licença-prêmio, mais de 30 dias de férias e aumentos por tempo de serviço serão cortados.

Os ministros então resolveram criar um grupo de trabalho para consolidar algumas propostas sobre reforma administrativa. Parte desses projetos já tramitam no Congresso, como que prevê o fim dos supersalários e outro que regulamenta concursos públicos.

Parte está sendo elaborada pelo Ministério da Gestão e se refere por exemplo à reestruturação da carreira de servidores. A pasta não fala ainda sobre eventuais impactos econômicos.

PT

O PT já havia se manifestado contra a PEC 32 durante sua tramitação em 2022. O atual vice-líder do governo, Rogerio Correia (PT-MG), apresentou na época um voto em separado na comissão especial em nome da bancada do PT.

No documento, ele afirmou que “é preciso deixar evidente que o conteúdo da PEC 32/2020 representa graves prejuízos ao sistema constitucional vigente, riscos de precarização das relações de trabalho no serviço público (à similitude com a depreciação das normas no âmbito da iniciativa privada feita na ‘reforma trabalhista’) e o viés de subordinação do Estado aos interesses do mercado”.

Disse ainda que “o texto tal qual proposto promove contundente alteração da estrutura e do papel do Estado brasileiro, transformando a atual Constituição Cidadã numa Constituição liberal, privatizante, orientada para favorecimento do mercado, portanto de interesses privados e para subjetividade de gestores de momento” e que “em resumo, na direção contrária da “modernização” alardeada, a PEC 32 fere de morte o Estado brasileiro”, pois “enfraquece, desestabiliza, precariza e desvaloriza órgãos e carreiras que prestam serviços públicos e implementam políticas públicas garantidoras de direitos, fundamentais para desenvolvimento justo, sustentável e soberano do país”.

Fonte: CNN Brasil

Edital de Convocação da Assembleia Geral Extraordinária publicado na quinta-feira (21), no AGORA RN, pág.08, Editoria Geral.

Aniversariantes do mês


setembro 2023

  • 01 JOSE RIBAMAR PINTO DAMASCENO
  • 01 JURANDI DE MEDEIROS BRITO
  • 01 CLOVIS LUCIANO DA SILVA
  • 01 VANDERSON ANTUNES
  • 01 FRANCISCO MARQUES
  • 02 ANTONIO MODRACH LYRA
  • 03 MARIA FATIMA MENEZES DE OLIVEIRA
  • 03 TAMIRES VARELA DA CAMARA
  • 04 ANTONIO RAILTON COSTA DO NASCIMENTO
  • 04 CREUZA MEDEIROS GINANI
  • 04 MARIA DE LOURDES PEREIRA DO NASCIMENTO
  • 04 TEREZINHA SILVA CAMARA
  • 05 ALINE SABINE PEREIRA BIRNBAUM
  • 05 HUBERTO DA FONSECA E SILVA FILHO
  • 05 ELIANE PINHEIRO MACIEL PRATES PRIETTO DIAS
  • 05 CLAUDIO LUIS SOUZA FERREIRA
  • 06 NAIRE LAMARTINE PAIVA LOPES
  • 06 FRANCISCO CANINDE DA SILVA
  • 06 JOSE ARAUJO SOARES
  • 06 LANIA MARIA SANTOS MACEDO
  • 07 ELIZETE BRITO DE OLIVEIRA
  • 07 JOSE ORAZIO GOMES SOARES
  • 08 JOAQUIM DE FONTES GALVAO SOBRINHO
  • 08 PAULO SERGIO LOPES COSTA PINTO
  • 09 MARIA SALETE DE OLIVEIRA DANTAS
  • 10 ANTONIO PAULO NETO
  • 11 MOISES FERNANDES ANDRIOLA
  • 11 HUGO PIRES DA CUNHA FILHO
  • 11 FRANCISCA BATISTA
  • 12 MARIO CESAR HELIODORO ARRUDA
  • 12 MARIA ALAIDE SOARES EUGENIO
  • 12 FRANCISCO EDSON DE MEDEIROS SILVA
  • 12 FRANCINETE BULHÕES DE FREITAS
  • 12 MIRIAM PEREIRA
  • 13 ISOARES MARTINS DE OLIVEIRA
  • 14 MARILEIDE FARIAS DA COSTA
  • 15 LUIZ CARLOS ALVES
  • 15 GEIZA MONTEIRO DE ALMEIDA SILVA VENTURA
  • 16 EMANUEL MARCOS DE BRITO ROCHA
  • 17 ADALIA ALECRIM MARTINS
  • 17 ALVANI VIEIRA DA COSTA
  • 17 FRANCISCA GUEDES DE MEDEIROS
  • 18 RODRIGO OTAVIO DA CUNHA
  • 18 LUCIANA CARDOSO PEREIRA
  • 19 JULIA ALVES DOS SANTOS
  • 19 FRANCISCO ELIAS DO ROSARIO FILHO
  • 19 FERNANDO JOSE OLIVEIRA DE AMORIM
  • 19 EMILSON COSME TAVARES
  • 19 EMERSON ALVES SILVA
  • 20 JOSE EVANGELISTA DE FARIAS
  • 20 TEREZINHA DE JESUS DA SILVA ROCHA
  • 20 OMAR VILAR DE QUEIROZ
  • 21 VINICIUS TEIXEIRA GONÇALVES
  • 21 MARCIA CARVALHO DE PAIVA
  • 21 MARIA YEDA MARTINS MOURA VASCONCELOS
  • 22 MARIO DAVID DE OLIVEIRA CAMPOS
  • 23 ZENITE BARBOSA DE MELO
  • 23 FLAVIANO SOARES DE SOUZA
  • 23 GERMANA COUTO FURTADO
  • 24 MARIA SOLEDADE FERNANDES E SANTOS
  • 24 ANA MARIA ARAUJO DE OLIVEIRA
  • 24 MARCIO BEZERRA DE AZEVEDO
  • 24 LILIA XAVIER DE ARAUJO GUIMARAES
  • 24 FRANCISCO DE ASSIS MEDEIROS
  • 24 FRANCIMAR ALVES MAIA
  • 24 JASSON CUSTODIO
  • 24 JONAS MACHADO COUTINHO
  • 24 NEYSE MEDEIROS SANTOS
  • 25 RENE ALMEIDA DE SOUZA
  • 26 ANA PAULA SIEBRA MOREIRA
  • 26 ZULEIDE SOUZA FERREIRA
  • 26 WILSON KUBA
  • 27 MARIA DA GLORIA MARQUES GALVAO
  • 27 IONE PEREIRA DE MEDEIROS
  • 27 ITALO CABRAL DA COSTA
  • 27 FRANCISCA AUZENIRA CARLOS GODEIRO
  • 28 DJALMA BARBOSA DA CUNHA
  • 28 MARCONI AGOSTINHO DE AGUIAR
  • 29 REGINA MARIA HUNKA T. GUERREIRO
  • 29 GERALDO MARCELO CABRAL DE SOUZA
  • 29 DEBORA PESSOA LEITE

instagram