24 de novembro de 2023

SINDIFERN E ASFARN SÃO REPRESENTADOS EM EVENTO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL

A Diretora adjunta de Comunicação e Sociocultural do SINDIFERN, Mara Lúcia Bezerra, está atualmente representando o SINDIFERN e a ASFARN no 1º Congresso Latino-Americano de Educação Fiscal. Este evento, organizado pela Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz RS), na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), acontece durante os dias 23 e 24 de novembro, em Porto Alegre-RS.

Mara Lúcia destaca a singularidade deste momento, pois, pela primeira vez na história da Educação Fiscal do Rio Grande do Norte, o Grupo de Educação Fiscal do Estado (GEFE RN), representado pela sua presidente Eliane Dias, auditora fiscal da SEFAZ RN, e pelos servidores da Secretaria Estadual da Educação, da Cultura, do Esporte, e do Lazer (SEEC RN), Vanézia Paiva e Rosemberg Mota,  teve a oportunidade de apresentar um trabalho exemplar de boas práticas no âmbito da Educação Fiscal. Esse projeto, que vem sendo desenvolvido no RN, ganhou destaque no cenário nacional durante o congresso.

A presidente do GEFE, Eliane Dias, ainda expressou ao público presente, na apresentação, sua gratidão pelo apoio essencial do SINDIFERN e da ASFARN, ressaltando que sem esse suporte, o grupo não teria alcançado o reconhecimento em nível estadual.  Eliane também agradeceu o papel fundamental desempenhado pelo sindicato, que não apenas colaborou para o desenvolvimento das ações do grupo no âmbito estadual, mas também, juntamente com a Asfarn, auxiliou de forma significativa na participação dos representantes do grupo neste evento de destaque no Rio Grande do Sul.

O congresso, além de proporcionar uma plataforma para a apresentação de trabalhos e boas práticas, também ofereceu um ambiente enriquecedor com palestras internacionais, apresentações literárias e debates significativos sobre temas relevantes relacionados à Educação Fiscal.

Por definição, "O Programa de Educação Fiscal, ao promover um processo de mudança de valores na sociedade, tem como meta a formação de cidadãos conscientes do seu dever de cumprir as obrigações tributárias e do direito de cobrar a adequada destinação dos recursos provenientes dos tributos arrecadados pelo Estado", pautas tão pertinentes e importantes à carreira fiscal.

Além disso, a Diretora Mara Lúcia, que também integra o Grupo Estadual de Educação Fiscal (GEFE-RN), contribuiu ativamente para a reunião do grupo de trabalho do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), denominado GT-66, nos dias 21 e 22 de novembro.

Este encontro contou com representantes de 20 estados, teve como pauta central a discussão do planejamento estratégico do colegiado para o ano de 2024, enfocando questões cruciais relacionadas à Educação Fiscal.