24 de novembro de 2023

Em articulação no Congresso, Fenafisco foca na reforma tributária

Em trabalho parlamentar realizado nesta quarta-feira, 22, o presidente da Fenafisco, Francelino Valença, acompanhado pelo diretor parlamentar, Celso Malhani, participou de reunião organizada pela Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Tributária, na Câmara dos Deputados. O evento foi coordenado pelo deputado federal Márcio Jerry (PCdoB/MA).

Durante a reunião foram debatidos os ajustes inseridos no texto da PEC 45, pelo Senado Federal e o retorno da proposta à Câmara. Estiveram presentes o Secretário Extraordinário da Reforma Tributária, do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, e os deputados federais Vitor Lippi (PSDB/SP) e Luiz Carlos Hauly (Podemos/PR), além de representantes do Pacto de Brasília, da Pública Central do Servidor e de outros setores profissionais e econômicos.

A Frente Parlamentar Mista para a Reforma Tributária, lançada em 18 de outubro passado, é integrada por centenas de parlamentares federais, movimentos sociais e entidades de classe, com coordenação colegiada dos senadores Paulo Paim (PT/RS) e Randolfe Rodrigues (Sem Partido/AP), e dos deputados federais Mauro Benevides Filho (PDT/CE), Bohn Gass (PT/RS), Dilvanda Faro (PT/PA) e Reginaldo Lopes (PT/MG).

Na sequência, Valença reuniu-se com o deputado federal e líder do Progressistas na Câmara, Dr. Luizinho (PP-RJ), e demais entidades do Fisco, para tratar sobre a reforma tributária. Na oportunidade foi apresentado ao parlamentar a importância da manutenção do limite isonômico entre as administrações tributárias das três esferas na PEC 45/19.

A pauta foi recentemente incluída na emenda 807, tendo início em uma articulação que se deu em reunião realizada no gabinete do Senador Plinio Valério, com a participação de representantes da Anafisco, Fenafim e da Fenafisco no dia 19 de outubro de 2023.

O deputado se mostrou bastante sensível, colocou-se à disposição das entidades na defesa da matéria.

Com informações ASCOM ANFIP