22 de abril de 2024

Governo lança campanha em benefício da pessoa idosa no RN

Objetivo é incentivar contribuinte a converter parte do Imposto de Renda devido para o Fundo Estadual da Pessoa Idosa do Rio Grande do Norte.

O Governo do Estado lançou, por meio da SETHAS, a campanha “Declare Bem” para incentivar a doação de parte do Imposto de Renda devido (imposto a pagar) para o Fundo Estadual da Pessoa Idosa do RN – Funepi.

Parceria da SETHAS e Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa – Cedepi RN, a campanha é composta de cartazes e cards para as redes sociais.

DECLARE BEM, a campanha, esclarece ao contribuinte que até 6% do “imposto devido” pode ser convertido em doação para uma instituição beneficente.

Converter parte do imposto devido para o Fundo Estadual da Pessoa Idosa do RN é uma alternativa solidária por parte do contribuinte. Ao  invés de destinar todo o imposto devido ao governo federal, o contribuinte estará destinando uma parte do valor para doação a fundos estaduais, municipais e federais.

Na hora do preenchimento é necessário optar pela tributação de deduções legais no modelo completo do Imposto de Renda. Depois de preencher o documento é só escolher na ficha “Doações Diretamente na Declaração” informando o valor e a entidade que será beneficiada. No caso da campanha da SETHAS e Cedepi RN, a destinação será o Fundo Estadual da Pessoa Idosa do RN.

Diferença

É simples saber a diferença entre o “imposto devido” e o “imposto a pagar”. O primeiro caso é calculado pelo programa do IR 2024 com base nos rendimentos tributáveis e nas deduções informadas na declaração.

Já o imposto a pagar corresponde à diferença entre o “imposto devido” e o “imposto pago” ao longo do ano. Quando “imposto devido” é maior que o “imposto pago”, o resultado é o imposto a pagar na entrega declaração. Quando é menor, o contribuinte tem direito à restituição.

COMIPI

Este ano a SETHAS implantou a Coordenadoria das Políticas Migratórias e dos Direitos da Pessoa Idosa – Comipi que dentre suas atribuições está a promoção de articulações interinstitucionais em âmbito estadual, regional e nacional nas áreas de migração e direitos da pessoa idosa.

A Campanha já faz parte das articulações da Coordenadoria em prol dos idosos e também de fomento à participação social para melhoria das condições de vida da população idosa no RN.

Fonte: Agora RN